
TORCICOLO
O termo torcicolo, cujo significado etimológico é o de “pescoço (colo) “torto”, aplica-se à condição em que a cabeça fica mal posicionada relativamente ao tronco.
Ao contrário de muitas condições de saúde que se desenvolvem silenciosamente dentro do corpo, o torcicolo é fácil de ver do lado de fora. Você pode reconhecê-lo quando a cabeça se inclina persistentemente para o lado.
Em geral, o torcicolo é classificado como congênito (presente ao nascimento) ou adquirido. Como as causas podem ser tão diferentes, é muito importante agir rapidamente para que possa receber o tratamento adequado.
Os sintomas variam de acordo com o tipo de torcicolo.
Torcicolo com dores na parte inferior das costas e no pescoço:
-
Início súbito de dor cervical aguda e unilateral localizada;
-
Pode ser uma dor severa, no entanto, geralmente não se estende abaixo do ombro;
-
Deformidade fixa no pescoço, geralmente segurando a cabeça dobrada para o lado e afastada do lado dolorido, isso não pode ser corrigido devido à articulação estar “travada”;
-
O movimento do pescoço provoca a dor;
-
Musculatura enrijecida, geralmente os músculos esternocleidomastoideo e escalenos.
Torcicolo devido à lesão na articulação entre os corpos das vértebras e coluna:
-
Início gradual de dor fraca e menos localizada;
-
Geralmente sentida mais baixa na região cervical ou na região torácica alta;
-
A dor pode irradiar para o braço;
-
Cabeça e pescoço podem ser mantidos longe do lado dolorido; no entanto, esse movimento é limitado apenas pela dor, não bloqueado mecanicamente;
-
O movimento do pescoço provoca a dor;
-
Musculatura tensa e apertada.
Um diagnóstico de torcicolo geralmente é confirmado com uma história médica completa e exame físico. Anti–inflamatórios e analgésicos podem ser prescritos para o tratamento, assim como fisioterapia.