
DOR CIÁTICA
A dor ciática (ciatalgia) pode ser considerada mais um sintoma do que propriamente uma doença em si. Ela é provocada pela compressão, inflamação ou irritação de uma ou mais raízes nervosas que nascem na medula espinhal e vão formar o nervo ciático.
O ciático é o maior nervo do corpo humano. Estende-se pela face posterior do quadril, desce por trás da coxa e do joelho de cada perna até alcançar o dedo maior do pé (hálux). Ele é responsável em grande parte pela inervação sensitiva, motora e das articulações dos membros inferiores.
O dano ao ciático pode ocorrer dentro do canal espinhal, no forame intervertebral (espaço entre as vértebras por onde passa a medula espinhal) ou em algum outro ponto de seu percurso, uma vez que atravessa vários músculos, fascias (membranas de tecido fibroso que protegem os órgãos) e tendões.
São consideradas causas importantes para a compressão do nervo ciático e surgimento do processo doloroso: hérnia de disco, traumas, tumores, síndrome do músculo piriforme responsável pela rotação da coxa (espasmo muscular que comprime o nervo ciático), osteoartrite, estenose da coluna lombar (estreitamento do canal vertebral por desgaste das estruturas da coluna), deslizamento de vértebras (espondilolistese) e em decorrência de fraturas por pressão .
São sintomas característicos da dor ciática, que necessariamente não ocorrem ao mesmo tempo:
-
Dor que irradia da coluna lombar para a parte posterior da coxa e da perna;
-
Aumento da dor na perna com tosse, espirro ou estiramento da coluna;
-
Diminuição da força muscular;
-
Perda de sensibilidade ou diminuição dos reflexos na região afetada;
-
Aumento da dor com a manobra de elevar o membro inferior esticado se o paciente estiver deitado.
Na verdade, os sintomas da compressão do ciático podem variar muito, estar ou não associados à dor lombar.