top of page
Hernia de Disco.jpg

HÉRNIA DE DISCO

Cervical

 

Quando você tem uma dor no pescoço ou na parte superior das costas que nunca sentiu antes, pode ter uma hérnia de disco cervical.

 

Embora possa parecer preocupante, não é um problema de saúde incomum com a idade. Na verdade, muitas vezes você pode sofrer com este problema sem ter sintomas.

 

Sua coluna vertebral é composta de ossos chamados vértebras. Eles o mantêm de pé. Eles também circundam e protegem a medula espinhal, que se parece com um tubo com fluido passando pelo meio, que estende do cérebro até a base da coluna. Entre as vértebras estão almofadas esponjosas chamadas de discos. Eles agem como amortecedores para seus movimentos regulares, bem como para pular, correr e outras atividades que desgastam seu corpo.

 

As sete vértebras superiores da coluna são as vértebras cervicais. A área cervical da medula espinhal também contém nervos que se conectam aos braços e às mãos.

 

Os discos cervicais amortecem as vértebras cervicais. Eles também conectam as vértebras entre si para que você possa dobrar e torcer o pescoço e as costas. Esses discos entre as vértebras contêm uma substância semelhante a um gel no centro. A parte externa de um disco é composta de fibras que mantém o gel contido.

 

Quando a parte externa se rasga ou se racha, o gel pode sair. Isso é o que significa uma hérnia de disco. Uma hérnia de disco também é chamada de “disco rompido” ou “disco deslizado”. 

 

Pode ser difícil descobrir exatamente o que causa uma hérnia de disco cervical. Freqüentemente, ocorre lentamente, tem mais de uma causa, sem uma preponderante. 

 

As raízes cervicais são responsáveis pela inervação sensitiva e motora dos membros superiores, então a sua compressão pode ocasionar dor, formigamento, anestesia e  perda de força na região do membro superior em que a raiz é responsável. Na hérnia de disco cervical esses sintomas podem apresentar-se isolados ou associados dependendo da evolução e gravidade do caso.

 

Lombar

 

Quando você apresenta quadro de dor na coluna que irradia para o membro inferior, e todo dia as atividades se tornam difíceis ou mesmo impossíveis de realizar devido a dor. Uma das causas pode ser uma hérnia de disco lombar.

 

A coluna vertebral é constituída pelas vértebras e entre elas há o disco intervertebral que é responsável pelo amortecimento do impacto e ajuda também na movimentação e resistência da coluna. O disco é constituído por duas partes o ânulo fibroso e o núcleo pulposo que tem a aparência de um gel. Quando o disco intervertebral sofre uma ruptura na sua parte externa “anulo fibroso”  permite que o material que está no seu interior “gel” saia, comprimindo uma das raízes do nervo ciático. A dor inicia-se devido a essa compressão causando uma isquemia na raiz nervosa ou devido a irritação desse material “gel” na raiz nervosa.

 

Dentre as causas da hérnia de disco lombar estão os fatores genéticos associados normalmente ao sobrepeso, cigarro, atividades repetitivas intensas, trauma, sedentarismo, manter uma posição de trabalho por longo período, estresse emocional e até mesmo fatores climáticos participam no desenvolvimento de hérnias. 

 

Os sintomas e sinais de hérnia de disco lombar podem iniciar com quadro de dor lombar e/ou dor irradiada para o membro inferior, alteração da sensibilidade “formigamento”  “dormência”  “anestesia” em alguma região do membro inferior. Quando há uma piora do quadro pode ocorrer associado uma diminuição de força em algum movimento das pernas.

R. Bruno Filgueira, 1519  |  Bigorrilho  |  Curitiba - Paraná  |  Tel: (41) 9.9194-7711

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page